Estudo de caso :
Southern Cross Station, Melbourne, Austrália
Southern Cross Station contribuiu com o desenvolvimento da área entre a grande região de predominância de edificios e a região das docas e é a única estação da malha metropolitana de Melbourne, que tem conexões regionais e interestaduais de trem e ônibus e ela incorpora um terminal de ônibus com pontos de taxi e acesso á monotrilhos.
Southern Cross Station contribuiu com o desenvolvimento da área entre a grande região de predominância de edificios e a região das docas e é a única estação da malha metropolitana de Melbourne, que tem conexões regionais e interestaduais de trem e ônibus e ela incorpora um terminal de ônibus com pontos de taxi e acesso á monotrilhos.
A estação possui escadas rolantes,
bilheterias, passarelas, lounges, áreas de check-in e sistemas multimídia de
informação. As lojas e os escritórios ocupão os mezaninos, o que permite uma
possível expansão da estação no futuro.
Sua
localização em relacão ao entorno indica estar entre uma região de grande
densidade de edificos de grande verticalidade ao leste, tendo ao oeste
localizado uma marina no Rio Yarra que da acesso à Baia de Porto Phillip ao sul
da Austrália. A 500 metros da estação se encontra o Etihad Stadium, da estação
as pessoas podem acessar uma passarela que os encaminhara até o estádio.
Áreas Servidas e áreas serventes
Setorização
A estação possui caixas eletrônicos, loja de
conveniência, vestuário, lanchonetes, restaurantes, aluguel de carros e vários
serviços .
Transportes disponíveis
O Southern Cross Station, além das linhas férreas, possui ligação com uma
Rodoviária, Taxis e Monotrilhos.
Áreas
Para as pessoas que
utilizam a estação existem grandes áreas de comércio e serviço.
Intercolunio
O vão entre as colunas possuem grandes distâncias , a
estrutura metálica de sua cobertura favorece esses grandes vãos por ser uma
estrutura leve.
Fluxograma
A estação possui varias entradas o que possibilita criar uma
ligação do interior com o exterior, qualquer pessoa pode utilizar-se dos vários
serviços e comércios existentes no interior da estação.
Cortes
Elevações
A elevação mostra a utilização de materiais como o
concreto para as lajes, pisos e colunas.
A utilização do aço também foi muito empregado no projeto, toda parte da
estrutura da cobertura e da própria
cobertura, na estrutura da cobertura foram utilizados perfis tubulares, já na
cobertura foram utilizadas placas de zinco de aço inoxidável .
A cobertura possui placas translucidas para o aproveitamento da iluminação
natural no interior da estação.
O fechamento com grandes panos de vidros cria a interação do interior com o
exterior, contribui com um melhor aproveitamento da luz natural para o interior da estação. A estruturas que
da grande pele de vidro também é constituída de uma estrutura metálica.
Estruturas
Imagens
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