1-
Quais as relações do complexo
multifuncional com a CIDADE (todo, bairros, entorno)? Levando em conta as
características desta cidade.
Esta relação é determinada por:
> localização (central, periférica, etc - existem condições variadas, na complexidade de uma metrópole),
> R com a distribuição das principais funções da cidade (perfil econômico; comércio, indústria, turismo),
> R com a paisagem que a caracteriza (geomorfologia: relevo, hidrografia, vegetação),
> R com o sistema viário (avenidas, rodovias, ferrovias, hidrovias).
Esta relação é determinada por:
> localização (central, periférica, etc - existem condições variadas, na complexidade de uma metrópole),
> R com a distribuição das principais funções da cidade (perfil econômico; comércio, indústria, turismo),
> R com a paisagem que a caracteriza (geomorfologia: relevo, hidrografia, vegetação),
> R com o sistema viário (avenidas, rodovias, ferrovias, hidrovias).
O
complexo multifuncional Vila Madalena criara uma ligação entre o bairro
tradicionalista que ainda mantem suas características de ser um bairro com
grande predominância residencial unifamiliar de baixo gabarito com relação aos
bairros próximos que estão se verticalizando. Ao leste do bairro se encontra
uma grande área hospitalar o que permite a possibilidade de explorar esse
público para criar residências , além de que a rua Heitor Penteado permite um
acesso facilitado ao grande centro econômico da cidade de São Paulo, a Avenida
Paulista. A região leste das proximidades da Vila Madalena podemos considerar
uma região mais rica onde também se encontra o centro da cidade. Para oeste da
região se encontra uma grande área institucional também sendo possível explorar
oportunidades de público dessa região, uma outra análise seria que essa região
que se encontra entre as vias expressas da Marginal Tietê e Marginal Pinheiros
é uma região com maior predominância residencial de um poder aquisitivo menos
favorável, mas que vem passando por transformações, construtoras tem comprado
imóveis da região e criando uma verticalização da região, criando uma nova
identidade para o local.
2- Como as FUNÇÕES do complexo (terminal intermodal de transportes, habitação, comércio e serviços) se distribuem pela FORMA QUE CARACTERIZA OS PROJETOS ESTUDADOS (níveis, pavimentos e setores em planta) diante das características do TERRENO?
No estudo de caso da estação de
Melbourne, o projeto se localiza em um terreno plano, onde o projeto cria uma
grande espacialidade por utilizar-se de grandes panos de vidro, em seu
interior, o usuário pode se usufruir de um amplo espaço com vários serviços e
comércio. A espacialidade somado com a interação do interno com o externo cria
o convite das pessoas a frequentarem aquele espaço e usufruir dos serviços que
ali foram instalados.
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No
estudo de caso do edifício BIG, as funções se distribuem de pavimento a
pavimento, separados por setores conforme observado em planta. Porem, todas as
suas funções são ligadas pelo acesso central que percorre todo o edifico ao
meio, tendo em seu conceito suas funções nascerem desta circulação. Não só as
funções do interior do edifício são ligadas por este acesso, como as funções do
seu exterior, onde no térreo funcionam os plazas e na cobertura funciona uma
praça, responsável por fornecer uma visão privilegiada do seu entorno e também
de refrigerar a obra. O terreno aonde a obra se insere é predominantemente
plano e os setores são divididos tanto por barreiras físicas no mesmo
pavimento, quanto pela separação de um pavimento a outro.
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No
estudo do complexo Brascan Century Plaza, o projeto esta
em um terreno plano. Ocupa cerca de ¾ da quadra em que esta localizado. Buscou-se criar uma centralidade microrregional
que marcasse um tecido urbano desprovido de referências “geográficas”, como era
o bairro do Itaim Bibi. O conjunto conta com três torres com típicas
preocupações contemporâneas, tecnologia de última geração e grande variedade
formal não só entre os edifícios (hotelaria, comércio e serviços), mas até
mesmo entre as elevações da mesma edificação, implantadas na área livre do
térreo, que, por sua vez, se articula com as calçadas de três das ruas que
conformam a quadra - Joaquim Floriano, Bandeira Paulista e Tamandaré Toledo. O
grande jardim que ocupa praticamente toda a área livre do térreo dá acesso às
lojas, cafés e cinemas e conta com espelho d'água, vegetação e
escultura em madeira de Elisa Brancher.
3- Como se dá a CIRCULAÇÃO DOS DIFERENTES MODAIS (pedestre, bicicleta, automóvel - privativo, táxi -, ônibus, metrô) e em sua relação com o pedestre LIGANDO OS DIVERSOS SETORES FUNCIONAIS (terminal intermodal de transportes, habitação, comércio e serviços) do complexo edificado, seus espaços livres e acessos desde o entorno urbano? Como se resolvem os cruzamentos inconvenientes nesta circulação?
A circulação na estação de Melbourne é
ligado por uma forma simples, a espacialidade do local permite que o usuário
usufrua do espaço sem se deparar com qualquer inconveniente. As linhas férreas
se encontram em um nível inferior ao da rua onde se encontram os taxis e o
monotrilho, existe um terminal rodoviário que está interligada a estação.
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O projeto do TEK Building não tem como
objetivo ou foco a resolução ou alteração no sistema viário local, deixando
intacta a malha viária. O foco central (em relação a circulação) é com o
pedestre, propondo a criação de grandes espaços livres ao entrono da obra para
quebrar o denso tecido urbano característico da região, atendendo a demanda do
local. Estes espaços livres no entorno da obra servirão como plazas (ou praças)
setorizadas para cada função designada, e além do espaço gerado no entorno, a
obra cria uma circulação publica que percorre o edifico por completo, unindo o nível
da rua (aonde se localiza os espaços livres do plaza), aos níveis desta
circulação (que fornecem diversos pontos de interação e observação do entorno
da cidade e a uma passarela que ligará o edifico ao lado) até a praça, situada
em toda a cobertura do edifício, responsável pela criação de um espaço livre
elevado que dará para as pessoas um local de descanso dentre o enclausurado
tecido urbano, banhado pelo cenário concedido pelo entorno da região. O TEK
Building é munido de 5 pavimentos subterrâneos de estacionamentos, para acesso
a quem utiliza automóveis. Porem, conforme citado no item numero 2, a ligação
dos setores com a circulação se dá principalmente pelo túnel central, que dá
acesso a todos os serviços e setores da obra, apenas acessado por pedestres.
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No complexo Brascan a principal
circulação é a dos pedestres. A disposição dos prédios no terreno resultou numa grande área livre que
contém espaço arborizado, comércios, cinema e restaurantes, livres de muros ou
gradis mostrando que a área privada pode ser permeada pelo uso público. O
projeto paisagístico é responsável pela articulação do complexo, onde os
espelhos d´água e os jardins formam o caminho.
Visando também a facilidade no acesso a
praça central e ao open mall, a área livre se
articula com as calçadas de três das ruas que conformam a quadra - Joaquim
Floriano, Bandeira Paulista e Tamandaré Toledo.
4- Como as SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS (estrutura, vedação,
cobertura, instalações prediais) se relacionam com a forma e caracterizam o
projeto? (exemplo, cúpulas na cobertura...)
No estudo de caso da estação de Melbourne as soluções
construtivas utilizadas foram o uso de estrutura metálicas para sua cobertura,
por ser uma estrutura mais leve pode-se obter grandes vãos, para cobertura foi
utilizada placas de zinco em aço inoxidável, a forma ondulada da cobertura, que
marca o projeto com suas formas, somado aos domos teve como intenção de melhor
aproveitar a ventilação natural. Além disso foram instaladas fechamentos
translúcidos na cobertura para aproveitamento da luz natural. Os fechamentos
foram feitos com grandes panos de vidro, auxiliando e aproveitando a iluminação
natural. Foi utilizado o concreto em colunas e lajes.
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No edifício TEK, a sua concepção formal é definido pelo
material e o sistema utilizado. O uso de laminas de concretos com intervalos
entre elas vedados por fechamentos translúcidos dá a forma do edifico como se
fosse um cubo segmentado, onde estes segmentos dão a transparência e leveza do
mesmo, como se as laminas de concreto flutuassem revelando o interior da obra. Estas
laminas, além da leveza, é disposta de tal forma que gera a impressão do túnel
estar sendo projetado para o centro da obra, em uma forma de “vortex” que puxa
as pessoas para o seu interior e as transporta para a cobertura do edifício.
Além de estético, o sistema de laminas tem uma grande função no filtro de
incidência solar, servindo como brise, permitindo que entre menos incidência na
estação de calor, e mais incidência na estação de frio, promovendo a manutenção
do conforto térmico no interior da obra. Essas laminas servem também como
degraus que levam as pessoas até a cobertura, projetada como se fosse uma praça
cônica, onde as laminas de concreto que são usadas como brises e degraus,
também se transformam em bancos informais. A cobertura tem uma grande
importância na obra, já que possui a função de praça para a criação de um
espaço livre na malha urbana, como um mirante e a vegetação que lá está
inserida promove a manutenção térmica no interior do edifício, resfriando o ar,
que o torna mais pesado, fazendo com que o ar frio percorra todo o túnel de
cima para baixo, reduzindo a temperatura da obra e elevando seu conforto. Sua
estrutura possibilita a utilização de lajes de espessura modesta com vãos
agradáveis, onde o único espaço que obteve laje reforçada com treliça metálica
é o auditório, devido à necessidade da não utilização de pilares.
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Os prédios do complexo Brascan possuem desenhos
distintos, devido a diferença de uso de cada um e a busca pelo melhor
aproveitamento do lote. A implantação do conjunto assegurou mais espaço livre entre os prédios,
permitindo a criação da área comum, e considerou recuos, sombreamentos e eixos
visuais entre os blocos construídos.
Dois edifícios têm
planta em L, o que resultou em maior quantidade de janelas livres de obstáculos
frontais - as que ficam de frente para outras estão separadas por boa
distância. Resolvendo a questão dos recuos e mantendo o térreo permeável.
O centro dos
prédios em L ocupa o vértice dos blocos, o que permitiu diminuir a extensão dos
corredores e promover melhor distribuição dos conjuntos de escritórios e das
unidades de hotelaria.
O fechamento
externo é feito por painéis pré-fabricados revestidos por placas de granito com
duas texturas diferentes e mármore travertino rústico, todos nas cores neutras
para evitar diferença no tom da incidência da luz.
Pilares e detalhes
têm acabamento com as mesmas placas, outras como as do embasamento das áreas no
entorno da praça possuem acabamento que simula aço corten.
Visando
evitar o acúmulo de água de chuva, a praça tem piso de placas de granito
sustentadas por pedestais - da mesma forma que pisos elevados de escritórios.
Sem rejuntamento entre as peças, a água escorre livremente até a caixa
impermeabilizada, situada entre o piso da praça e a laje de cobertura da
garagem.
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