Estudo de caso – Estação Intermodal de
Logroño, Espanha.
Entorno
e Implantação
Logroño é uma pequena
cidade da região de La Rioja ao norte da Espanha.
A estação Intermodal de
Logroño foi projetada por Ábalos + Sentkiewicz Arquitectos em 2009.
A estação divide a cidade
no eixo Norte/Sul, sendo que a área voltada para o lado Norte é onde que está
localizada a área mais densa da cidade, onde se encontra a maior parte do
comercio, serviços e residências. Quanto a região sul possui área com uma grande
predominância de plantações, área rural. Encontra-se também locais para lazer e
esporte além de uma grande área hospitalar.
Por estar enterrada a
estação emerge em forma de um grande parque público e um terminal de ônibus,
desenvolvendo-se em seu entorno grande quantidade de prédios residenciais e de
comercio.
Circulação,
acessos, zoneamento, áreas servidas e serventes
Volumetria
A entrada para a estação dá-se na área central do
parque urbano desenvolvido para o projeto, o grande volume de entrada e
composta de uma cobertura irregular em dois níveis onde os usuários do parque
possam circular pelo parque e que tenha uma visão privilegiada de toda região do parque e seu entorno.
Materiais e Estrutura
Para a parte externa da estação foi utilizada estrutura
metálica em sua composição, com fechamentos com placas metálicas e vidros.
Já na parte interna, para resolver a complexa
configuração do túnel , foi utilizada laje mista, composta de chapa e concreto,
a estrutura treliçada constitui a composição da cobertura que recebe as placas
de alumínio que disfarça toda a estrutura da cobertura e cria um ambiente de se
estar em uma caverna, com a irregularidade da forma.
Elementos de adequação climático
O
volume de entrada da estação é revestido com um pano de vidro, utilizando-se de
forma satisfatória a iluminação natural. Quanto ao subsolo foram instaladas 14
pavilhões de metal e vidro, grandes claraboias, agindo como poço de luz,
filtrando e iluminando o boco inferior da estação. Foram instalados espelhos
nos pavilhões para que a luz seja bem distribuída para dentro do interior. No
período noturno a iluminação interna da estação auxilia na iluminação do
parque.
O grande parque linear foi projetado na cobertura de
toda a extensão da estação de trem, com a intenção de melhorar o espaço urbano,
propiciando área de lazer, além de fornecer grande propriedade térmica,
mantendo a temperatura interna mais amena evitando o consumo excessivo de
energia elétrica.
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