domingo, 16 de março de 2014

Estudo de caso – Estação Intermodal de Logroño, Espanha.


Estudo de caso – Estação Intermodal de Logroño, Espanha.


Entorno e Implantação



 
Logroño é uma pequena cidade da região de La Rioja ao norte da Espanha.
A estação Intermodal de Logroño foi projetada por Ábalos + Sentkiewicz Arquitectos em 2009.
A estação divide a cidade no eixo Norte/Sul, sendo que a área voltada para o lado Norte é onde que está localizada a área mais densa da cidade, onde se encontra a maior parte do comercio, serviços e residências. Quanto a região sul possui área com uma grande predominância de plantações, área rural. Encontra-se também locais para lazer e esporte além de uma grande área hospitalar.
Por estar enterrada a estação emerge em forma de um grande parque público e um terminal de ônibus, desenvolvendo-se em seu entorno grande quantidade de prédios residenciais e de comercio.


Circulação, acessos, zoneamento, áreas servidas e serventes






Volumetria

 
           A entrada para a estação dá-se na área central do parque urbano desenvolvido para o projeto, o grande volume de entrada e composta de uma cobertura irregular em dois níveis onde os usuários do parque possam circular pelo parque e que tenha uma visão privilegiada de toda  região do parque e seu entorno.


 

            Materiais e Estrutura

            Para a parte externa da estação foi utilizada estrutura metálica em sua composição, com fechamentos com placas metálicas e vidros.

           Já na parte interna, para resolver a complexa configuração do túnel , foi utilizada laje mista, composta de chapa e concreto, a estrutura treliçada constitui a composição da cobertura que recebe as placas de alumínio que disfarça toda a estrutura da cobertura e cria um ambiente de se estar em uma caverna, com a irregularidade da forma.




             Elementos de adequação climático

            O volume de entrada da estação é revestido com um pano de vidro, utilizando-se de forma satisfatória a iluminação natural. Quanto ao subsolo foram instaladas 14 pavilhões de metal e vidro, grandes claraboias, agindo como poço de luz, filtrando e iluminando o boco inferior da estação. Foram instalados espelhos nos pavilhões para que a luz seja bem distribuída para dentro do interior. No período noturno a iluminação interna da estação auxilia na iluminação do parque.

 

             O grande parque linear foi projetado na cobertura de toda a extensão da estação de trem, com a intenção de melhorar o espaço urbano, propiciando área de lazer, além de fornecer grande propriedade térmica, mantendo a temperatura interna mais amena evitando o consumo excessivo de energia elétrica.


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