segunda-feira, 17 de março de 2014

ESTUDO DE CASO – EDIFÍCIO BRASCAN CENTURY PLAZA

ESTUDO DE CASO – EDIFÍCIO BRASCAN CENTURY PLAZA

CONTEXTO
a) enfatizar/estimular a permeabilidade entre espaços públicos externos e internos como contraposição ao apartheid entre espaços públicos e privados, característico das cidades brasileiras;

b) buscar criar uma centralidade micro-regional que marcasse um tecido urbano desprovido de referências “geográficas”, como era o bairro do Itaim Bibi, sem referências;

c) buscar um produto formado por atividades sinergéticas e compatíveis com o entorno/tecido urbano e que gerasse ocupação/uso em três turnos diários.


O complexo multifuncional localiza-se entre as ruas Joaquim Floriano e Bandeira Paulista que possuem fluxo intenso de automóveis, no bairro Itaim Bibi.
Os três edifícios que formam o complexo destacam se do entorno devido a suas formas e gabarito elevado.  Destaca se também a praça térrea entre os blocos e a ampla área verde.
O espaço criado vem sendo intensivamente usufruído por diferentes públicos ao longo do ciclo diário. Desde mães com crianças de manhã, até casais e jovens em fins de noites, passando por público profissional durante o dia, a praça mantém-se viva, integrada ao espaço público e integradora dos diferentes usos do complexo.

 PROGRAMA

Complexo com comércio, serviços e habitação adotando a quadra aberta como tipologia de implantação.

SETORIZAÇÃO DO COMPLEXO
SETORIZAÇÃO INTERNA DOS BLOCOS
ÁREA CONSTRUÍDA POR BLOCO
Bloco Brascan Century Staybridge Suites (RESIDENCIAL)
31 pavimentos com: 356 apartamentos e heliponto
20.000m²
Bloco Brascan Century Offices (SERVIÇOS)
24 pavimentos com: 364 conjuntos de escritórios
18.000m²
Bloco Brascan Century Corporate (SERVIÇOS)
15 pavimentos com: salas de escritórios
13.000m²
Bloco Praça (COMÉRCIO, CINEMA, ÁREA DE CONVÍVIO)
Lojas, restaurantes, 6 salas de cinema e espaço de convívio
7.000m²













PLANTAS

SETORIZAÇÃO


 As disposições dos prédios no terreno resultaram numa grande área livre com espaço arborizado, comércios, cinema e restaurantes para uso público, tornando se também responsável pela articulação entre os prédios.

CIRCULAÇÃO



 ESPAÇOS SERVIDOS E SERVENTES

NO COMPLEXO MULTIFUNCIONAL


NOS BLOCOS




CORTES

ESTRUTURA E MATERIAIS



A estrutura do complexo é toda em concreto. Possui forro de gesso a 4,5 metros de altura.



Todos os prédios apresentam lajes protendidas. As lajes dos térreos são impermeáveis.

 SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS










Os prédios em L resultaram em maior quantidade de janela livres de obstáculos frontais. Foram resolvidas também as questões dos recuos e manteve-se o térreo permeável.
INTERCOLÚNIO



O intercolúnio é convencional ,feitos de concreto.Devido aos prédios serem todos separados,cada um com o seu uso, a estrutura não necessita vencer grandes vão.


FOTOS EXTERNAS

MATERIAIS


Os pilares em bronze possuem acabamento que simulam o aço corten.






             O embasamento dos prédios na área voltada para o interior da praça,busca simultaneamente distinguir os espaços público e privado e evitar que os frequentadores se sintam confinados entre os blocos. Para isso,a base dos edifícios foi trabalhada,até seis metros de altura,com superfícies revestidas de mármore travertino rústico com duas tonalidades.
             Visando evitar o acúmulo de água de chuva, a praça tem piso de placas de granito sustentadas por pedestais - da mesma forma que pisos elevados de escritórios. Sem rejuntamento entre as peças, a água escorre livremente até a caixa impermeabilizada, situada entre o piso da praça e a laje de cobertura da garagem.



PAPEL ESTÉTICO E SIMBÓLICO




           Devido ao Brasil estar comemorando seus 500 anos,buscou-se assim desenvolver um “oásis” urbano, que era desde o início o conceito paisagístico.
Os rios da cidade são simbolizados através do curso de água que permeia o projeto (não coincidentemente paralelo á “trilha” urbanizada que interliga ruas opostas), e nossa mata através da introdução de 100 exemplares de apenas 3 espécies arbóreas endêmicas brasileiras da família das cisalpinas: o pau ferro, a sibipiruna e o pau-brasil. As esculturas de grandes troncos de Elisa Bracher foram introduzidas na praça como referência complementar e contraponto/ paradoxo entre a força da modernidade urbanizada e a força de nossas raízes, tão distante de uma pequena quadra em pleno tecido urbano paulista.

 

Os restaurantes com mesas externas, o open mall e cinema foram uma opção arquitetônica,urbanística e também ideológica, mostrando que os espaços de iniciativa privada podem ser permeados pelo uso público.

FOTOS INTERNAS

MATERIAIS

Lobby do edifício Brascan Century Staybridge Suites
Hall do edifício Brascan Century Offices




























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